quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Projeto Caia na Rede

O projeto chega ao Centro de Ressocialização de Atibaia

Todos têm consciência de que a computação hoje é essencial para a integração com o mundo. Pensando nisso a Concessionária Rota das Bandeiras criou o “Projeto Caia na Rede”, que há princípio foi voltado para a instalação de salas de informática em comunidades carentes nas cidades onde passa a rota e em 2014 começou a ser implantado nas penitenciárias do estado.

A Penitenciária Feminina (PF) de Campinas foi a primeira a receber o projeto e, no dia 18/12, o Centro de Ressocialização (CR) de Atibaia se tornou a segunda unidade contemplada com a iniciativa. A ideia é preparar os presos para o mercado de trabalho garantindo o conhecimento sobre informática.
O curso tem 40h no total e conta com apostilas com explicações voltadas para hardware e software. A previsão é que o curso comece na segunda quinzena de janeiro e terá três turmas com oito alunos cada, sendo 2h de aula por dia durante cinco dias. Com isso a unidade tem a intenção de formar aproximadamente 408 alunos por ano.
“Alguns dos problemas enfrentados para reinserção na sociedade é a qualificação profissional do reeducando, já que grande parte da população carcerária ainda se encontra desqualificada. Cursos como este serão de grande importância, pois é uma das bases para a complementação profissional, já que ao redor do mundo a era tecnológica está envolvida em todos os processos”, explica o diretor da unidade, Marcos Valério Rodrigues Mariano.
As aulas terão três fases: o início que é voltado para a conscientização e motivação dos presos, para mostrar claramente a importância da oportunidade; a segunda parte é voltada para o resumo do que é o curso e as explicações teóricas e por fim a parte prática, voltada para a experimentação nas máquinas.

Fonte: http://www.sap.sp.gov.br/ - Assessoria de Imprensa – SAP - Nathalia Malaquim Acessado em 19/01/2015 as 12h21min