terça-feira, 24 de junho de 2014

JORNADA CIDADÃ

Penitenciária Feminina de Sant’Ana recebe a terceira edição da Jornada Cidadã 

Clique para ver mais
Clique na imagem para zoom
Os secretários da Administração
 Penitenciária e da Justiça e da
Defesa da Cidadania marcaram presenç
a
     O Projeto Jornada Cidadã ofereceu serviços as reeducandas da Penitenciária de Sant’Ana (PFS) como corte de cabelo, depilação e limpeza de pele; na área de saúde houve coleta de material ginecológico, teste de visão, aferição de peso e altura e cuidados e prevenção do câncer de mama; na educação e cidadania ocorreram quatro palestras: diversidade sexual, identidade de gênero e sobre os programas Pró-Egresso, Projeto Recomeço Família e Agentes do Benquerer; e na parte de identificação, a emissão de Carteira de Trabalho e Identidade.


     A Jornada Cidadã, que visa ajudar pessoas carentes de serviços públicos em todo o estado, teve sua terceira edição sediada na PFS na quinta-feira, 8/5. Com iniciativa do criador do projeto, o Centro de Educação e Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o projeto pode ser implantado pela terceira vez dentro dos presídios.

     A jornada dentro dos presídios começou com a realização do projeto no Centro de Progressão Penitenciário (CPP) Feminino "Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira" do Butantã, em 2012. O evento obteve sucesso em seus objetivos e foi requisitado para atender novas unidades. No ano passado foi a vez do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Feminino de São Miguel Paulista receber o projeto, que teve como destaque o assunto violência contra mulher, que ao ser aplicado no presídio, repercutiu nas famílias das reeducandas e contribuiu para ajudar também a população de fora próxima a ele, onde também foi desenvolvido na zona leste, Itaim Paulista.

     Para escolha dos serviços oferecidos, é feita uma reunião com o levantamento de necessidades específicas de cada unidade prisional e as possibilidades que o CIC pode levar até eles. A periodicidade dos eventos depende da agenda dos órgãos criadores da iniciativa nos presídios.

     Em média foram atendidas 900 reeducandas na PFS, com preferência pelos serviços de saúde e beleza. O projeto Jornada Cidadã fora dos presídios chega a atender de 3000 a 3500 pessoas.

     Outros parceiros que contribuem para a realização das jornadas são a Secretaria do Trabalho, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) que faz a identificação, Programa Recomeço Família que cuida dos usuários de drogas, Defensoria Pública, Portal do Consumidor (Procon), Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

     O acontecimento contou com as presenças dos Secretário da SAP, Lourival Gomes e da Secretária da SJDC, Eloisa de Sousa Arruda, que demonstrou estar contente com o retorno ao local após 30 anos, quando havia estagiado na penitenciária.
     
     "Este evento para nós do sistema prisional tem que se tornar mais frequente para que possamos oferecer esses serviços às mulheres, esquecidas até pelas famílias", afirmou Lourival Gomes.

     "Proporcionamos esse dia especial para elas, onde são oferecidos serviços de saúde, de beleza, orientação a respeito da questão de drogas e da violência contra a mulher e do enfrentamento a homofobia; alguns dos temas que nós procuramos trazer aqui para este presídio", falou Eloisa de Souza.

     "Nós agradecemos muitíssimo ao Secretário da SAP e a toda a equipe que permitiu a nossa entrada da aqui. Nós consideramos que as ações de políticas penitenciárias e de cidadania realmente precisam caminhar juntas’’, disse a secretária.


     No encerramento do evento, a Escola de Samba Nenê da Vila Matilde apresentou um show para as detentas.


Fonte: SAP
Assessoria de Imprensa
Luiz Correia 
Acessado em 03/06/2014 as 07H48