terça-feira, 10 de junho de 2014

CURSO DE GARÇONETE

Reeducandas do curso de garçonete se formam

Clique na imagem para zoom
     Longe do mundo do crime, elas têm a oportunidade de novamente ingressar no mercado de trabalho

     No mês de março, ocorreu a realização da formatura da primeira turma de reeducandas do curso de garçonete ministrado pelo Centro Paula Souza, no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) Carlos Sidnes de Souza Cantarelli de Piracicaba.



     O programa do Governo do Estado de São Paulo, Via Rápida, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) – que oferece cursos básicos de qualificação profissional em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, por intermédio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania – vem capacitando pessoas para a empregabilidade, aplicando-os nas penitenciárias para a população de regime semiaberto.


     Sendo sucessor dos cursos de maquiadora, assistente administrativo e instalador eletricista, o de garçonete é o quarto voltado ao lado profissionalizante. É composto por um módulo que tem carga horária de 210 horas, dividido em ensino teórico e prática do cotidiano da profissão. Nas aulas práticas são utilizados copos, taças, bandejas, pratos, talheres, toalha, cobre- mancha e guardanapos. A ideia é proporcionar uma experiência mais próxima da futura atuação.

     A cerimônia contou com a entrega dos certificados, discursos dos convidados, destacando o promotor de justiça da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Piracicaba, Luciano Gomes de Queiroz Coutinho, que passou mensagens de incentivo e parabenizou as reeducandas. Em seguida houve a execução do Hino Nacional e agradecimentos das alunas, que prepararam uma homenagem ao professor do curso, Adiel Ramos, pelos conhecimentos adquiridos durante o processo.

     Também participaram do evento, o oficial de promotoria Bruno Ricobelo Calovi, a professora Andréia Violatto da Secretaria de Educação do Estado, a coordenadora da escola técnica Paula Souza, Janaina, funcionários da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) em Campinas, César Ferraresso Lobato, Carlos Eduardo e André Luis.

Fonte: SAP- Assessoria de Imprensa
 Luiz Correia
 Acessado em 15/05/2014 as 07h40min