quarta-feira, 14 de maio de 2014

REMIÇÃO DE PENA

Pela primeira vez é concedida a remição de pena através de um projeto de leitura

SP: Pela primeira vez é concedida a remição de pena através de um projeto de leitura
clique na imagem para zoom

           O projeto “A Leitura Liberta” foi responsável pela primeira remição de pena concedida através da elaboração de resenhas de livros no estado de São Paulo. No dia 06/02 o reeducando E. M., do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Hortolândia, teve oito dias reduzidos da sua condenação através de decisão judicial.

           A partir do momento em que a Vara de Execução Criminal (VEC) de Campinas autorizou a remição por meio da leitura, o CPP de Hortolândia começou a divulgar o projeto que teve inicio efetivo em setembro de 2013. A ideia surgiu na parceria do diretor da unidade, Jurandyr Kenes Junior, com a equipe do Centro de Trabalho e Educação.
           O candidato à remição tem que escolher um livro que agregue cultura e conhecimento ao leitor, durante 30 dias ele participa das oficinas de leitura e, terminado esse período, entrega uma resenha que será submetida a uma comissão avaliadora para aprovação.
           Depois de aprovada, o CPP envia um relatório para o juiz determinar a diminuição na pena do interno que pode ser de até quatro dias ao mês, totalizando assim até 48 dias ao ano.
           Para participar do “A Leitura Liberta”, o reeducando deve apresentar bom comportamento e interesse pelo tema. Além disso, o preso deverá se inscrever no projeto através do Centro de Trabalho e Educação da unidade.
Fonte: SAP 
Assessoria de Imprensa  
Nathalia Malaquim - Acessado em 24/04/2014 as 07h31mim