sexta-feira, 21 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Semana repleta de comemorações e atividades no dia Internacional da Mulher na SAP


clique na imagem para zoom 
           Sempre com beleza, simpatia, garra e amor, as mulheres conseguem resolver os problemas e destacar mais e mais a cada dia. O mundo ainda continua muito preconceituoso e machista quanto à condição feminina, no qual são obrigadas ainda a uma dura batalha para conquistar seus direitos. Por ter uma jornada dupla de trabalho, em casa e no trabalho, nada mais do que merecido propor algo para lembrá-las do quanto são necessárias.


             Tendo isso em mente, e vendo o esforço continuo dessas guerreiras, foi que as coordenadorias tiveram a iniciativa de propor pequenas comemorações alusivas ao dia Internacional da Mulher, e frisar a importância de tê-las presentes e contribuindo no interior das unidades prisionais.

             Vários eventos espalhados pelas coordenadorias se realizaram a partir do dia 6 se estendendo até o dia 13, repletos de comemoração. Cafés da manhã, exibição de vídeos, entrega de lembrancinhas e homenagens foram os atos mais frequentes e comemorativos das coordenadorias, mas algumas delas merecem destaque: Em Franco da Rocha, nas unidades do Centro de Detenção Feminino (CDF) e na Penitenciária “Nilton Silva”, por exemplo, foi desperto o lado criativo das detentas e detentos que confeccionaram cartões 3D e comuns para todas as mulheres das unidades. O esporte teve sua vez também trazendo atividades supervisionadas pela professora Elaine Mara da Silva, na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto.

             A saúde e a beleza estiveram presentes nas unidades com a ação voluntária da Forever e Herbalife que levaram orientações sobre alimentação, limpeza de pele e massagem para as servidoras, na Penitenciária de Sant’Ana (PFS). Para auxílio na utilização de cosméticos, a representante Mary Kay ensinou as mulheres da Penitenciária I de Serra Azul fazerem a automaquiagem. Com a parceria do Centro Municipal de Referência da Mulher e dos salões de beleza Instituto Embelleze, Tânia Clínica de Beleza e New Look, 49 cortes de cabelos foram efetuados, entre presas e servidoras, no Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara.

             Para um aprofundamento maior nos assuntos que interessam e circulam pelo mundo feminino, foram levados palestrantes com o intuito de tirar dúvidas das servidoras. O Dr. Valdir Monteiro Pinto, que é médico ginecologista da prefeitura de São Paulo foi ao CDP I de Pinheiros, apresentar a palestra “Saúde e Mulher”, que trata da prevenção de problemas relacionados ao assunto. A nutrição foi abordada em outra palestra, na Penitenciária Orlando Brando Filho, com o tema “Adequação na alimentação, com melhor aproveitamento da comida do dia a dia”, que visa à reeducação alimentar para uma vida mais saudável.

             Para encerramento do corpo palestrante, agora no Centro de Detenção Provisória de Franca, a cabeleireira Márcia, a enfermeira Alessandra e a fisioterapeuta Cristina ensinaram detalhes para os cuidados com os cabelos, a prevenção do HPV e a correção de postura para redução abdominal, respectivamente.
A população carcerária também assistiu a palestras de assistência à saúde e moral. Temas como higiene bucal, orientação sexual e violência doméstica foram abordados na Penitenciária Feminina Sandra Aparecida Lario Vianna de Pirajuí.

             Cursos também foram oferecidos para as servidoras nas unidades, como o de dinâmica de valorização, motivação e autoestima, e o de etiqueta para a população carcerária do CPP São Miguel Paulista.
Uma iniciativa interessante, feita com parceria entre o Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro e a Prefeitura Municipal local, é o “Mês da Mulher”, que agora em março, as reeducandas que estão participando de aulas de dança do ventre, farão pequena performance e workshop no dia 25. No mesmo dia haverá apresentação de uma peça teatral encenada pela Cia de Teatro D'Alma de artes cênicas.


Fonte: SAP
  acessado em 17/03/2014 as 13h06min