quarta-feira, 12 de março de 2014

AULAS NO CDP III DE PINHEIROS

Começam as aulas do ensino fundamental no CDP III de Pinheiros

Cursos são oferecidos aos presos para reintegrá-los ao convívio social

               A educação é um direito de todos, inclusive das pessoas presas, segundo a Lei de Execuções Penais (Seção V, Artigo 17) é obrigação de todo Centro de Detenção Provisória oferecer educação tanto profissional como regular. Dessa maneira, por intermédio dela é possível à reintegração social do indivíduo, que fica sem contato direto com a sociedade e sem um aprendizado didático.


               A partir dessa visão, se iniciaram no dia 03/02, as aulas do ensino fundamental para detentos no Centro de Detenção Provisório III de Pinheiros. O projeto de aulas começou primeiramente com a construção da escola e do galpão de trabalho, em 2011, e se encerrou no final do ano seguinte, com o intuito de ter um espaço reservado para as atividades a serem aplicadas.

               Em 2013, com a ajuda de algumas parcerias, foi oferecido aos detentos o curso "Educação Para Cidadania no Cárcere”, ministrado pelo IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), que busca resgatar a cidadania do preso utilizando a educação e causar o rompimento da criminalidade, evitando levá-los a esse mundo novamente, e que hoje está sendo aplicado nas aulas. Tanto presos sentenciados, quanto provisórios, podem participar do curso, que tem como temas discutidos, Direito e Formação do Estado, Direitos Fundamentais, Princípios de Direito Penal, Leitura do Mundo, entre outros, e contou com a participação de 35 detentos, que concluíram o curso no dia 05/06/2013.

               Outro curso oferecido também pela Funap é o “PET” (Programa de Educação para o Trabalho), e que já tem uma turma formada, possui cursos livres e sem exigência de escolaridade, em níveis profissionais básicos, para melhor capacitação ao mercado de trabalho. Sua Metodologia é dividida em dez módulos distintos, abrangendo os temas, Cidadania e Responsabilidade Social, Linguagem, Comunicação e Interação social, Educação Comunitária, Educação para o trabalho, Educação e Formação Ética, Ecologia e Educação Ambiental, Educação para a paz, Educação para o Convívio Social, Educação para valores e Educação para o ser e ter. A entrega dos certificados para os estudantes formados está prevista para uma cerimônia no dia 11 de março deste ano.


Luiz Correia 
Assessoria de Imprensa – SAP
 Acessado em 12/03/2014 as 08h13min